top of page
Buscar

Como criar o seu currículo?

Foto do escritor: Magda Silvia Berté VeríssimoMagda Silvia Berté Veríssimo


Fazer um bom currículo é fácil e vou lhe ajudar com isso! Vem comigo...


Nos dias de hoje, o que nós recrutadores buscamos - nós, pois até hoje trabalho com seleção - é objetividade, para triarmos aquele “mar” de PDFs e Words que recebemos, e palavras-chave - somos “caçadores(as) de palavras-chave.


Conectamos pessoas com possibilidades e, para isso, precisamos identificar nos currículos aspectos que buscamos nas vagas que estamos trabalhando.

Sabemos que pessoas são muito mais do que um “papel”, mas ainda assim, precisamos dele para nos interessarmos pelo seu perfil!


Dentro disso, seguem algumas dicas de ouro para que o seu currículo “brilhe os olhos” de qualquer recrutador(a).


1º) Dados Pessoais Básicos:

- Nome completo

- Endereço com bairro, cidade, estado

- Contato(s)


Tenha em mente que será a forma do recrutador(a) lhe encontrar, então, minimamente um e-mail e um telefone. Se for uma pessoa surda, por favor, orientar que o número é para recados via WhatsApp, ou mensagem de texto.

Caso não possua nenhuma dessas formas de contato, indique o número ou e-mail de alguém que possa lhe ajudar, sinalizando o nome da pessoa.


ESQUEÇA A FOTO! SE TIVER LINKED, VALE ADICIONAR!


2º) Resumo das Qualificações: ou seja, um resumo, organizado em tópicos, sobre suas principais qualificações. Aqui queremos ver aquelas palavras-chave!

Foque em descrever sua área de atuação, ou de interesse, o que as empresas procuram de experiência, de conhecimento quando estão recrutando pessoas para essa vaga.

Pense nisso e descreva seus itens de qualificação com palavras relacionadas com a área em que pretende atuar.


NÃO SE APEGUE A QUANTIDADE, MAS A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO.


3º) Formação Acadêmica: ensino básico, técnico, superior, especifique o seu grau de formação e coloque a instituição de ensino, com o ano de conclusão, ou status de realização.

Organize essas informações por tópicos pensando em uma linha do tempo – da formação mais recente para a mais antiga.


DÊ ÊNFASE PARA AQUELE CURSO QUE POSSUI MAIS SINERGIA COM A VAGA QUE ESTÁ SE CANDIDATANDO.


4º) Experiência Profissional: tenha em mente que especificar a empresa, período de atuação e cargo(s) que ocupou, indicando o tempo em que permaneceu em cada um, são os principais pontos de atenção. Depois, olhamos para as atividades desenvolvidas. Sugestão: Descrever as atividades em tópicos.


5º e demais itens, como: idiomas, cursos, atividades complementares podem ser citados(as) em tópicos, com o ano de realização. Local e instituição, somente para os cursos.

#PraTodosVerem #PraCegoVer: imagem de uma entrevista de empresa, em que uma pessoa está segurando um currículo impresso e a outra está escrevendo.


DICAS DE OURO



As pessoas com deficiência devem mencionar, sem medo, sua deficiência. Necessitando de alguma adaptação deixe para compartilhar naquele bate-papo com a empresa.


Acessibilidade é um direito de todas as pessoas e um compromisso das empresas!


IMPORTANTE! Poucas pessoas pensam sobre isso, mas o form


ato que você salva o seu currículo facilita bastante para compreendermos os seus objetivos.

Exemplo: Magda Silvia Berté Veríssimo_RH.


Sei que precisamos trabalhar e, as vezes, qualquer emprego ajudaria para (re)começarmos, mas tenha organização e tente definir os primeiros passos. O recrutador(a) não irá lhe descartar porque você colocou RH nomeando o arquivo do currículo, enquanto ele(a) procurava alguém para Marketing, por exem


plo.


Tenha certeza que, um bom recrutador(a) guardará aquele currículo organizado, que lhe chamou a atenção – e porque não chamar para uma vaga que não parece ser o foco da pessoa? Eu convido pessoas para avaliarem vagas, independentemente do foco indicado no documento. Eu ligo, vai que surja interesse!


Valorize o seu trabalho, a sua experiência!


Você é maravilhoso(a) no que faz e mesmo a mais simples atividade tem importância dentro de um contexto. Afinal de contas, alguém vai acabar realizando aquela função, como passar um cafezinho, entregar cartões de benefício nos setores e por aí vai.



Trabalho é dignidade e devemos valorizar as pequenas coisas!


Por fim, preparamos uma surpresa para você.

Acesse o link ou vá na aba E-BOOK e utilize o modelo de CV que criamos para ajudar você nesse processo.


Comments


bottom of page